Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Federação vai definir quem é o terceiro do Alagoano

De acordo com o emparelhamento das equipes no Alagoano de 2014, não há possibilidade de a vaga da Série D do Brasileiro ficar com outro clube que não o campeão ou o vice. É pouco provável, mas pode acontecer uma desistência por parte do contemplado, ou futuramente sugir alguma benesse para o terceiro colocado na competição. E é aí que está o problema. O regulamento do certame é omisso. Não define quem é quem.


Federação precisa tomar uma decisão inteligente


Alertada pela mídia, a Federação Alagoana de Futebol vai baixar um ato para definir quem é o terceiro e quem é o quarto colocado. Da quinta a décima posição não há dúvida. Vale a pontuação geral no segundo turno.

Voltemos a terceira posição. Está no ar a ideia de se usar a pontuação de todo o segundo turno, também. É um erro primário que não pode ser cometido, visto que em um campeonato que não é de pontos corridos - está dividido em grupos - os quatro semifinalistas são obrigatoriamente os quatro primeiros colocados. Não há como fugir disso. E o que fazer para resolver o problema e respeitar o critério técnico? É simples. Basta que o ato que será vomitado pela FAF diga que o terceiro colocado será a equipe, entre as semifinalistas não classificadas para a final do campeonato, que tiver somado mais pontos ao longo de todo o segundo turno, e em caso de empate por pontos, valem os critérios de desempate já estabelecidos no próprio regulamento. Resolvido o imbróglio.

A solução apontada, aqui, respeita o critério técnico e impede que uma equipe que não chegou à semifinal fique à frente de um semifinalista. Esta é a humilde contribuição do Blog, na esperança de que mais tarde a decisão da Federação não esbarre na Justiça.