Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Encontro de contas

Diante da falta de dinheiro o Governo Brasileiro está indo buscar centavos em qualquer lugar onde possa encontrá-lo. Assim sendo, está cascavilhando nas estatais, empresas-públicas, administração direta, indireta e fundações. Onde houver um centavo perdido, ele terá que regressar para o erário.


A mala que já foi cheia vai ficar sem fundos


A atitude vai mexer com muita gente que se locupletou em cargos públicos, misturou o público com o privado e colocou dinheiro do contribuinte no próprio bolso. Mesmo tendo sido punidos administrativamente, os ladrões da coisa pública serão intimados a devolver o que levaram por conta e risco. Muita gente que estava "palitando os dentes" e zombando da população vai ganhar nos próximos dias uma preocupação que já não contava pudesse chegar. É o velho ditado: "A justiça tarda, mas não falta.". E aqui trata-se apenas da justiça dos homens. A Divina será, seguramente, muito mais pesada. "Muita fé nessa hora.".

Vamos valorizar o gol

Em 1990, quando estava trabalhando na afiliada do SBT, em Rio Branco-AC, tive a felicidade de assistir a uma palestra do Mestre Armando Nogueira, acreano de Xapuri, que após deixar o comando do jornalismo da Rede Globo, voltava ao Estado onde nasceu. No evento, abordou, entre outros assuntos, a forma como os repórteres relatam o gol.


Armando Nogueira: o sábio da bola


Na oportunidade - lembro bem - ouvi Armando se referir aos repórteres que fazem o fundo do gol. Dizia ele que a maioria esmagadora, quando de um gol, foca na falha da defesa, deixando de reconhecer o mérito do atacante. É um tal de "A defesa bateu cabeça", "Falhou o setor defensivo", "Pixotada do zagueiro fulano", "A defesa do time tal está uma verdadeira avenida", "O trabalho do ataque foi facilitado pelo péssimo posicionamento da defesa", "Os zagueiros não estão falando a mesma língua" etc. 

Mestre Armando sempre defendeu que se desse os méritos ao construtor da jogada, ao homem que foi capaz de balançar a rede adversária, àquele que levantou a arquibancada e levou alegria para milhares de pessoas. Em outras palavras, que os repórteres cultivem o hábito de valorizar o grande momento do futebol, que é o gol.

Concordo com o Mestre. Precisamos enxergar a beleza do futebol, em vez de focarmos apenas nas falhas da defesa, que existem, é verdade, mas temos gols em que não há falhas no setor defensivo, o que existe é o talento do atacante desbravando defesas e construindo jogadas fantásticas que merecem ser aplaudidas. Tudo é uma questão de foco. Basta tirá-lo do negativo e colocá-lo no positivo. 

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Acea reconhecida

Receita Federal reconheceu a Acea


A Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas já é uma realidade. A Receita Federal do Brasil já emitiu a Certidão de Nascimento da Acea, que agora trabalha para ter casa própria e mobiliada. Na última reunião o associado, Sebastião Canuto, apresentou projeto que contempla todas as necessidades do dia a dia da Entidade e que já estão sendo colocadas em prática, juntamente com outras providências que muito em breve serão de conhecimento público. Vem coisa inédita por aí. Aguardem! Os integrantes da Associação estão empolgados com o novo momento e sem poupar esforços para tornar a Acea a verdadeira casa da crônica-esportiva alagoana.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Chance para se capacitar e ser um profissional com mais qualidade

O mercado digital busca cada vez mais interação, seja por imagens, áudios ou vídeos. Quanto mais preparado o profissional estiver para atender essa demanda, melhor posicionado estará no mercado. Pensando na capacitação dos agentes de comunicação, a Associação Nacional de Jornais e o Centro Knight, em parceria com o Google News Lab, criaram o curso online e gratuito “Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais”, já em andamento desde a última segunda, 24.


Capacitação on-line, nova maneira para avançar na área do conhecimento

Em quatro semanas, os alunos vão aprender lições sobre a evolução das narrativas visuais no ambiente digital, como estruturar o vídeo e preparar entrevistas, técnicas de roteiro para serem aplicadas durante a montagem e elementos estéticos que ajudam a produzir vídeos impactantes.
O curso é em português e inclui tutoriais, materiais de leitura, vídeos, exercícios e fóruns de debate. Dois instrutores experientes e premiados por seus trabalhos com narrativas multimídia serão os instrutores: João Wainer, ex-editor da TV Folha, e Alessandro Alvim, editor assistente de O Globo.

Os participantes que desejarem receber um certificado deverão cumprir os requisitos exigidos e pagar, online, uma taxa administrativa de US$ 30 (R$ 94,95). O certificado será entregue apenas aos estudantes que tenham participado ativamente do curso e finalizado os testes e exercícios propostos. Para se inscrever clique no link.

TV avança na grande Recife

A partir  desta quarta, 26,  a população do Recife e de outros 13 municípios de Pernambuco terá apenas o sinal digital de TV.  Pesquisa do Ibope Inteligência, divulgada nessa segunda, 24, mostrou que 92% dos domicílios destas cidades estão aptos a receber o novo sinal. 


A TV mudou


De acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o fim das transmissões analógicas acontecer, pelo menos 90% dos lares devem estar preparados para a recepção do sinal de TV aberta terrestre. Além do Recife, o sinal analógico foi desligado nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, beneficiando  3,8 milhões de pessoas que terão o novo sinal, mais limpo, sem chiados e ruídos.

terça-feira, 25 de julho de 2017

ACDA quer Ronaldo Presidente

Ronaldo da Paz (Litoral FM/MCZ - Bronca Geral), dissidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas e Vice-Presidente da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas, foi sondado para ser o sucessor de Jorge Lins na presidência da ACDA. Evidentemente que o convite foi uma forma ardilosa de tentar desarticular a Acea, que já conta com 80 associados - número aproximado - e que tem projetos audaciosos para a classe. Todos na Acea ficaram surpresos com a tentativa vinda da ACDA, ao tempo em que entenderam o viés do convite. 


Senador Álvaro Dias e Ronaldo da Paz


Da Paz, mesmo na Acea, continua filiado à ACDA e pode ser o indicado de Jorge Lins, caso aceite. Mas, experiente e articulado como é, entendeu de pronto o que está embutido na sondagem. Ronaldo segue defendendo a categoria, na Acea, e trabalhando forte junto ao Presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil Eraldo Leite e do Senador e também radialista, Álvaro Dias (PR-PR), com os quais mantém relação estreita e consegue trazer ganhos para os quadros da Acea.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Saiu da faixa

A Faixa Azul - exclusiva para ônibus - é pintada pelos idealizadores como a panaceia para o trânsito de Maceió. Os carros comuns estão impedidos de invadir o espaço, com raras exceções, como quando se vai fazer uma conversão à direita ou alguns veículos autorizados a dividir o local com os coletivos. Fora disso é ônibus na faixa própria e carro pequeno nas outras duas mais à esquerda.


Flagrante de ônibus circulando fora da faixa, na Fernandes Lima


Mas não foi isso que o Blog flagrou, na manhã desta quinta, 20, às 9h28min, na Avenida Fernandes Lima. O ônibus 4.634, da Real Alagoas, estava circulando na pista do meio, em flagrante desrespeito às normas vigentes. Seria bom que alguém da Real falasse com o condutor para que ele literalmente "caia na real". Caso contrário, a tendência é que o infrator continue burlando a realidade de Alagoas, mas especificamente da Capital, Maceió.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

P'ra não cair

Diante do momento delicado do Asa no atual Brasileiro da Série C, entendo ser melhor buscar fugir do rebaixamento do que insistir no discurso do acesso. A equipe atualmente está na nona posição com 11 pontos e apenas 36% de aproveitamento, tendo marcado apenas 7 gols e sofrido 12. Deve ao "banco" 5 pontinhos. Dessa forma seria melhor, primeiro garantir a permanência, para depois sonhar - se ainda for possível - com a classificação.


Veja no quadro acima o que o Asa precisa para não cair


Para fugir do rebaixamento com as próprias pernas o Asa precisará atingir 22 pontos, 11 a mais do que tem no momento, o que representa um rendimento de 46% nos 8 jogos que ainda tem pela frente. Isto significa subir 10 pontos percentuais no atual aproveitamento.

Sempre vale a pena dizer que, matematicamente, o representante de Arapiraca ainda pode se classificar entre os quatro primeiros do Grupo A, mas como o caminho para chegar lá é mais tortuoso,  concordo com os que dizem que "É melhor um pássaro na mão do que dois voando.", apesar de saber a frase fora de contexto no momento atual do planeta, onde pássaros devem estar livres na natureza. Que o Asa se liberte e que possa voar rumo à Série B, mas sem nunca esquecer que há um lugar para cada coisa e cada coisa deve estar sempre em seu lugar. Primeiro garante a permanência, depois...

segunda-feira, 17 de julho de 2017

O gigante das águas

Crustáceo gigante capturado em águas alagoanas


Vale como registro histórico, afinal não é todo dia que se tem um caranguejo deste tamanho nas águas alagoanas. Já tinha visto exemplares enormes na hidrosfera australiana, mas por aqui confesso que é a primeira vez. Fica o momento histórico para a posteridade.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Jota Santiago volta para a Tupi

O locutor-esportivo, Jota Santiago, está de volta à Super Rádio Tupi. Será o segundo narrador da equipe de esportes que tem José Carlos Araújo como titular. A Tupi lidera, já faz um bom tempo, a audiência no segmento futebol, no Rio de Janeiro.


Santiago volta como número 2


O apresentador e comentarista, Washington Rodrigues, comemorou a volta do antigo companheiro. “Jota é muito querido. Todos lamentamos a saída dele como de tantos outros. Sem falar no talento. Quando o Penido saiu, a Tupi queria um novo narrador. Zé Carlos estava pronto para estrear na Bradesco. Ponderei que a ascensão do Jota seria a melhor solução por ser uma voz da casa, alguém muito identificado e bem recebido pelos ouvintes. Assim foi feito e Jota brilhou nas pesquisas. Fico feliz em tê-lo novamente como parceiro” disse o Apolinho.

Sinal aberto

A NET e a Claro HDTV abrem o sinal dos canais HBO, entre os dias 14 e 16 de julho, para todos os assinantes acompanharem o primeiro episódio da série Game of Thrones, a partir das 22 horas.


Série é sucesso mundial


A nova temporada da série, que é sucesso mundial e se tornou a mais premiada da história do Emmy, com 38 troféus, traz 7 capítulos inéditos para os fãs, que estão ansiosos para saber o desfecho da história que está chegando a momentos decisivos da trama.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Trinta pontos: a marca dos bons

Com o Brasileiro da Série C atingindo a metade dos jogos disputados pelas equipes, já podemos falar em números com mais segurança para projetar uma pontuação que indique, com uma margem de erro dentro dos padrões, o número provável de pontos para o atingimento da classificação. A base da projeção é o índice de aproveitamento do quarto colocado. O Botafogo-PB terminou os jogos de ida com 51% de aproveitamento. Com isso podemos afirmar que com 30 pontos uma equipe conseguirá a classificação, mas até mesmo 29 ou 28 podem classificar, a depender da performance geral nos jogos de volta.


CSA tem aproveitamento de campeão de fase


Pelo regulamento os quatro primeiros de cada grupo - A e B - passam para a segunda fase.  Nos deteremos ao Grupo A, onde estão os representantes de Alagoas, Asa e CSA. Então, vamos aos números.

CSA 

O CSA já chegou a 18 pontos, portanto precisará de mais 12 para sacramentar a classificação, ou seja, quatro vitórias em 9 jogos ou 3 vitórias e 3 empates. Tem uma gordura que lhe permite perder 3 partidas nos jogos de volta sem maiores consequências. Para atingir o objetivo vai precisar, nos jogos de volta, de um aproveitamento de 44%, bem menos que conseguiu nos de ida, quando atingiu 66%. Na prática significa que vai precisar render menos do que tem rendido até o momento. É bom não deitar sobre os números para evitar surpresas.

Asa

O  Asa vai ter que lutar por mais 21 pontos - três podem ser obtidos ainda nos jogos de ida, visto que até o momento desta postagem a equipe ainda não havia jogado com o Confiança. Dentro desta perspectiva, o rendimento nos jogos de volta - incluindo o Confiança,  nesta segunda, 10 -  poderá exigir chegar a marca de 78%,  um índice que exige desempenho hercúleo para ser atingido. Sendo assim o representante de Arapiraca precisaria de 7 vitórias em 10 jogos ou de 6 vitórias e três empates. Na segunda hipótese teria direito de perder apenas uma partida em dez a disputar.

Somente a título de informação. Em 2012 o Fortaleza foi o primeiro colocado com 72% de aproveitamento. Em 13 o Macaé chegou à primeira posição com 57%. Em 14, novamente o Fortaleza foi o primeiro com 64% de rendimento. Já em 15, o mesmo Fortaleza atingiu a marca de 66% na primeira posição. Já no ano passado, o Guarani bateu na casa de 70% para ser o primeiro colocado do Grupo B. 

Como vemos, os números do Asa precisam melhorar bastante. Os 78% de rendimento necessários para o alvinegro nos jogos de volta, mais que números, significam campanha de campeão. Eia pois!

A liderança é da Capital



Liderança deixou todo mundo feliz na Capital


Na Grande São Paulo, a Rádio Capital é a nova líder de audiência na AM. A emissora supera a Rádio Globo, que reformulou a grade de programação, em junho. A Capital consegue um feito que só a Rádio Record obteve, em 1988, na última grande época do rádio popular em São Paulo: superar a Globo no consolidado da programação.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Fala, Angulo!

Confesso que sou - até por necessidade - ouvinte assíduo de "todos" os programas esportivos do rádio alagoano e para minha surpresa o atacante Angulo (CSA) sumiu. Foi noticiada a contratação e a chegada, fala-se da regularização, mas sonora com o atleta que é bom, nada. 


Daniel Angulo por enquanto está em silêncio


Qual seria o impeditivo? A assessoria de comunicação do CSA não escala o atleta para falar! A língua - Angulo é Equatoriano - está funcionando como parede entre o jogador e a mídia! Ele não gosta de falar! A mídia não quer arriscar um portanhol!

Em outras situações semelhantes temos visto as perguntas sendo feitas em português e a resposta vindo em espanhol ou portanhol. Quem terá que se adaptar ao português é o visitante, afinal está no Brasil e a Última Flor do Lácio é nosso idioma. A Verdade é que pelo peso que representou a contratação, deveria estar ocupando mais espaço nos meios de comunicação da Capital alagoana.