Diante do momento delicado do Asa no atual Brasileiro da Série C, entendo ser melhor buscar fugir do rebaixamento do que insistir no discurso do acesso. A equipe atualmente está na nona posição com 11 pontos e apenas 36% de aproveitamento, tendo marcado apenas 7 gols e sofrido 12. Deve ao "banco" 5 pontinhos. Dessa forma seria melhor, primeiro garantir a permanência, para depois sonhar - se ainda for possível - com a classificação.
Veja no quadro acima o que o Asa precisa para não cair |
Para fugir do rebaixamento com as próprias pernas o Asa precisará atingir 22 pontos, 11 a mais do que tem no momento, o que representa um rendimento de 46% nos 8 jogos que ainda tem pela frente. Isto significa subir 10 pontos percentuais no atual aproveitamento.
Sempre vale a pena dizer que, matematicamente, o representante de Arapiraca ainda pode se classificar entre os quatro primeiros do Grupo A, mas como o caminho para chegar lá é mais tortuoso, concordo com os que dizem que "É melhor um pássaro na mão do que dois voando.", apesar de saber a frase fora de contexto no momento atual do planeta, onde pássaros devem estar livres na natureza. Que o Asa se liberte e que possa voar rumo à Série B, mas sem nunca esquecer que há um lugar para cada coisa e cada coisa deve estar sempre em seu lugar. Primeiro garante a permanência, depois...