Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Direita x Esquerda: ainda existe isso?

Confesso que já superei a fase do rótulo direita vs esquerda. Sou utópico e sonho com o "fraternismo", uma fase além da caridade, onde o ser humano vive para o outro. O egoísmo já foi banido e prevalece o altruísmo.

Mas, vamos voltar ao "mérito" da postagem: esquerda x direita. Juro que não consigo entender como se rotula algo ou alguém como sendo de direita ou de esquerda. Diante disso, questiono: o que é uma pessoa de direita? O que faz com que um(a) cidadão(ã) seja definido de esquerda? Como rotular um Governo de direita ou esquerda? O que determina uma política de esquerda ou de direita? Distribuir renda com os mais pobres é uma política de  direita ou de esquerda? Dar isenção de impostos a empresários/empresas para gerar emprego e renda é uma decisão de direita ou de esquerda? Empregar parentes (nepotismo) caracteriza o governante como de direita ou de esquerda?


Papa Francisco: sabedoria nas palavras


Como disse no início, já passei desta fase. Cultuo o bem-comum, independente de estar rotulado  de direita, esquerda, centro, centro-esquerdo, centro-direito, meia-lua, banda, quina etc. As pessoas devem ser livres para decidir suas vidas, respeitar o contraditório e pensar primeiro no próximo, sepultando o terrível ditado popular: "Farinha pouca, meu pirão primeiro.". Como disse o Papa Francisco, "Não serve uma olhada ideológica que termina usando os pobres para interesses políticos e pessoais. As ideologias terminam mal, não servem. As ideologias têm uma relação ou incompleta ou enferma, ou mal para o povo. As ideologias não assumem o povo. Por isso estão fixadas no Século passado. Em que terminaram as ideologias? Em ditaduras, sempre em ditaduras, sempre". Depois de escutar o Santo Padre eu simplesmente calo. Não tenho argumentos para combatê-lo.