Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 24 de junho de 2016

A manchete que causou furor

Uma manchete criativa, inteligente e pertinente, veiculada pelo repórter Tiago Omena (CBN-Correio/MCZ) está causando o maior "mimimi" da história do rádio de Alagoas. Tudo porque Omena disse que o CSA seria penalizado por ter colocado um jogador irregular para jogar. Falou a mais pura verdade. Não inventou nada. Foi astuto ao prender a audiência para o noticiário que viria durante o programa.

A "revolta" dos torcedores foi porque todos pensaram que se tratava do time profissional e na realidade o atleta impedido de atuar era da base do CSA. Quando do noticiário o repórter esclareceu o assunto, como cabia na ocasião. Em  momento nenhum foi dita alguma inverdade, apenas houve a criatividade jornalística para transformar um fato banal em algo que aguçou o pensamento do torcedor. Simples assim. Sem motivo para tanto disse me disse, choradeira e lamentação. Às vezes penso que as pessoas perderam o senso do que é realmente importante em nossas vidas e focam em bobagens que apenas roubam o precioso tempo e desperdiçam energias desnecessárias.


Battaglia: reverenciado até hoje pela manchete "Mané Corinthiano"


Fico pensando o que diriam estas mesmas pessoas ao ver Mané Garrincha - ídolo do Botafogo - com a camisa do Corinthians na capa do Jornal da Tarde e a manchete estampando: "Veja Mané Corinthiano". Foi isso mesmo que fez o repórter Vital Battaglia e acabou ganhando um Prêmio Esso. Garrincha estava apenas de passagem por São Paulo, onde iria secretamente conversar com o Corinthians. Nada estava acertado. O repórter foi ao aeroporto, levou uma camisa do Timão, perguntou se Garrincha toparia vestir e fazer uma foto, o atleta concordou e o Jornal da Tarde esgotou a edição rapidamente. Não havia maldade na foto e na manchete. Apenas as palavras diziam o que a foto mostrava. Mané Garrincha com a camisa do Corinthians. Se fosse hoje, provavelmente o jornal seria invadido, incendiado e o jornalista crucificado em praça pública, ao melhor estilo da Roma dos Césares.

Gente, vamos parar com tanta bobagem! Vamos voltar a distinguir o que é relevante do que pode ficar apenas no campo de uma "brincadeirinha". A intolerância está fazendo do Brasil um país rancoroso, sem jogo de cintura, onde tudo tem que ser resolvido na porrada, na briga, na discórdia. Vamos respeitar o espaço de cada um e ponto. Deixa essa conversa de divisão com o pessoal do PT. Ah! Quem não gostou do que leu, coma menos.