De alto nível até o momento desta postagem o debate presidencial entre Hillary Clinton e Donald Trump, candidatos a Presidente dos Estados Unidos, apresentado pela BBC. Os dois trocaram ideias o tempo todo. O âncora apenas se limitava a "rodar o peão" e "levantar a bola" para os dois.
Trump e Clinton frente a frente na BBC |
Hillary se mostrou mais leve e sorridente, enquanto que Trump apareceu mais sério e não menos contundente, chegando a interromper a candidata em alguns momentos da fala dela, ao que foi admoestado pelo moderador. Temas como política de impostos e a relação entre a polícia e os negros surgiram durante os seis espaços de 15 minutos cada, sem interrupção. Os candidatos tiveram um quarto de hora para confrontar cada assunto de interesse público e de suas plataformas eleitorais.
Em comparação com o que vemos no Brasil, foi uma leveza. Os momentos mais "pesados" foram quando Trump provocou Hillary dizendo que ela "usou e-mail particular para tratar de assuntos oficiais", ao que a esposa de Bill retrucou dizendo que Donald "deixou de pagar os salários de funcionários que trabalham nas empresas dele". No mais tudo muito leve e apenas no campo das ideias. Gostei do que vi. Precisamos, aqui no Brasil, debater e aprofundar temas nos debates entre nossos candidatos. Que tal começar imediatamente nos encontros entre os postulantes a Prefeito das cidades brasileiras!