Lorde Giz é um personagem fictício, com mais de setenta anos, que experimenta um câncer que já o acompanha por um bom tempo. A doença do espírito que consome a carne de forma abrasadora tem muitas vezes como resultado uma mudança de comportamento. O afetado reflexiona a vida, vê que não vale a pena brigar por coisas pueris, que o corpo físico será consumido pelos tapurus e que o melhor caminho é iniciar uma vida de harmonia e paz com os semelhantes.
É, mas com Lorde Giz a situação é diferente. Nem o câncer que está incrustado em seu corpo foi capaz de transformar a mente e o coração. Lorde continua carregando um rei na barriga, arregimentando desafetos e trabalhando fortemente para prejudicar os outros. Pior para ele. Quanto mais se preocupa em destruir pessoas e atrapalhar o andamento de outras coisas, mas sofre, fica infeliz, amealha inimizades, fica isolado e a doença se alastra.
É preciso saber que uma coisa está ligada a outra. Doença é resultado de comportamento, visto que ela se instala, primeiro, fora da carne, para somente depois se manifestar no físico. Sem este entendimento entra-se em um caminho sem volta, que, nem na sepultura termina. É chegada a hora de Lorde Giz pensar mais na vida para terminar os dias um pouco mais confortável.
Em tempo. Lorde Giz é um personagem de ficção. Qualquer semelhança com alguma pessoa que você conheça é mera coincidência.