Os moradores de União dos Palmares, cidade da Zona da Mata de Alagoas, estão em polvorosa com o gigantesco número de mosquitos circulando livremente na Capital Palmarina. É tanta muriçoca que a proximidade da noite é fato suficiente para gerar desespero nos habitantes. Eles clamam por providências para eliminar os insetos.
Cama de um morador de União dos Palmares infestada pelos mosquitos |
Algumas pessoas estão pedindo que um carro-fumacê passe a circular diariamente na tentativa de se livrar do incômodo. Vale frisar que o fumacê foi proibido pelo Ministério da Saúde. A fumaça causa danos ambientais, como a eliminação de abelhas e outros insetos benéficos ao homem. Outro ponto negativo é que o inseticida mata o mosquito apenas se estiver voando e atravessar a fumaça. Normalmente o mosquito se esconde em cortinas, debaixo de mesas e camas, locais onde a fumaça não vai atingi-lo. Agora a pior parte. O malathion, veneno utilizado no fumacê, causa câncer em animais.
O que se deve fazer, na prática, é educar a população. Povo asseado não gera mosquitos, que em última análise são o resultado de água parada, pneus descartados aleatoriamente etc. Acabou com a causa o efeito desaparece. Simples assim.