Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 16 de março de 2020

CNN chega ao Brasil para mudar o jornalismo brasileiro


Já está no ar a CNN Brasil, o maior canal de notícias do mundo. A nova emissora brasileira entrou no ar às 20h, desse domingo, 15, com a programação já consagrada no mundo todo, adaptada para a Terra Brasilis. Nomes consagrados no jornalismo brasileiro estão no cast da emissora, como Monalisa Perrone, Reinaldo Gottino, Roberto Kovalick, Evaristo Costa, entre outros de grande gabarito.  


CNN traz marca forte para o Brasil


A TV promete um jornalismo independente, que apresente uma visão 180 graus da notícia, ou seja, nenhuma parte ficará sem voz. Chega com a CNN, ao Brasil, a pirâmide da notícia, onde o fato é checado por três pessoas diferentes antes de ser aprovado para divulgação. Mesmo assim, depois disso, ainda terá que responder a três perguntas básicas antes de ir ao ar: É relevante a divulgação? Devemos publicar? Podemos publicar? Somente depois de tudo isso é que a informação vai ao ar. O cuidado e o trato com a notícia evitam a famosa “barriga” (informação inverídica), comumente chamada nos dias atuais de “fake News”.


Depois de saber de tudo isso vou voltar a ver e ouvir notícias na TV. Confesso que nos últimos tempos estava preferindo ver bobagens e assistir a musicais do que mesmo buscar informação, que, infelizmente, se transformou em desinformação em nosso país. Estava sendo melhor se alienar. Agora vou acompanhar o dia a dia do Brasil, via CNN BR. A informação do que ocorre no mundo vinha buscando na CNN Internacional e na Euronews.