Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A informação está em primeiro lugar

Quanto  mais acesso tem uma pessoa a diferentes mídias, menos se utiliza do rádio para ouvir música, afinal pode buscar o que quer, a hora que deseja e escutar quantas vezes quiser, onde estiver, a melodia que mais lhe encanta, sem que para tal precise sintonizar uma emissora tradicional. Isto eu já sabia, mas constatei, na prática, ao ouvir a Noti America, de Tamba Bay, na Flórida, Estados Unidos




A rádio, que fala espanhol, é um grande vitrolão, o que desagradou muitos que buscaram a 1470 AM. As pessoas, ávidas por notícias, deixaram recados como o do ouvinte Jorge Espinoza, que indagou: "Por que música? O que acontece com as notícias importantes e de interesse?", ou Enrique Guty, que postou: "Mais música e comerciais que notícias é um absurdo.". Como eles, outros também reclamaram da musicalidade da Noti America. Enquanto isso o locutor dizia: "Mais música e menos blá, blá, blá", mostrando que não dá ouvidos a quem, em última análise, paga o salário dele.

Fica o ensinamento da audiência para os que constroem o rádio de hoje. É sempre bom ouvir o cliente, afinal é para ele que trabalhamos e temos que entregar o que exatamente ele deseja, sob pena de cerramos as portas sem sabermos o porquê. Ah! Aprender com a experiência alheia é uma ótima maneira de não sentirmos na nossa pele o que o amigo próximo experimentou.