Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sábado, 24 de janeiro de 2015

Futebol, Paixão e Catimba

Li quando ainda era adolescente,  mas pela atualidade do título, não posso deixar de recomendar o espetacular Futebol, Paixão e Catimba, publicado em 1973, de autoria de Osório Villas Bôas, considerado o presidente mais popular de toda a história do  Bahia, tendo a popularidade o feito galgar grandes postos na vida política baiana.


No livro confissões de inúmeras malandragens para levar vantagem no futebol

Entre vários episódios interessantes, como tabela de Brasileiro sendo feita na frente dele, dando  direito ao Bahia de escolher as datas e os adversários, reuniões de arbitral na Federação Baiana onde ele e outros dirigentes tinham as mãos amarradas antes do início para evitar brigas,  o ex-dirigente conta a história de um mata-mata contra o Sport, em 1959, pela Taça Brasil, em uma melhor de três jogos. No primeiro confronto, em Salvador, o Bahia venceu por 3x2. No segundo, na Ilha do Retiro, perdeu por 6x0. A decisiva partida foi no Recife e o Bahia venceu por dois a zero. Osório  confessa no livro que, na véspera do jogo,  pagou várias rodadas de cerveja para os jogadores do Sport. O adversário entrou em campo cambaleando e deu no que deu.

Curioso é que muitos dos episódios que eram utilizados no submundo do futebol, em meados do século passado, ainda continuam acontecendo nos dias atuais. Não foi à toa que o Brasil perdeu para a Alemanha por sete a um.