Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

domingo, 20 de dezembro de 2015

Edital para eleição na ACDA macula o Estatuto da Entidade


A primeira coisa que me arrepiou ao ver publicado o Edital para a eleição da nova diretoria da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas, foi o local. Não está na primeira página do sítio-eletrônico da Associação, como deveria, mas "escondido" na seção Notícias, deixando de ser 100% transparente. Que bom que fosse somente isso!


Antes da hora do voto tudo tem que ser feito dentro da legalidade


O documento diz textualmente; "Eleição dos membros da Diretoria Executiva: Presidente e Vice-Presidente e do Conselho Fiscal: 3 (três) membros Titulares e 3 (três) membros Suplentes". Está errado. O Estatuto é claro em seu artigo 44: "Os Membros  da Diretoria- -Executiva e  do Conselho-Fiscal, bem como seus suplentes, serão eleitos por processo direto", portanto, todos os integrantes da Diretoria-Executiva serão eleitos e terão que estar inscritos na chapa, não sendo apenas eleitos o Presidente e o Vice. A Diretoria-Executiva está muito bem definida no artigo sexto e é composta por 13 nomes, além dos seis do Conselho-Fiscal. Notem que o artigo 44 fala em membros, no plural, não restando dúvida de que são todos. O artigo 50 reforça a tese: "O pedido de registro deverá estar assinado por todos os componentes da chapa". Fazer o contrário é querer zombar da inteligência alheia ou assinar atestado de incapacidade para interpretar textos.

Também não entendo o porquê de o Edital não conter os nomes dos componentes da Comissão-Eleitoral, que no meu entender já deveriam ser conhecidos por todos os interessados. Pensam que parou por aí. Ainda tem mais.

Agora estamos diante de uma invenção, que atende pelo nome de "urna itinerante". O Edital cria duas, mas o Estatuto não fala em nenhum momento em qualquer tipo de itinerância. A lei maior da ACDA consagra a expressão "mesa receptora", ou seja, local fixo, daí ter ficado sem saber o real motivo da criação da urna itinerante.

Acho que ainda dá tempo de desfazer a coleção de erros. Vai pegar muito mal para uma Associação, onde os membros criticam tanto os regulamentos de campeonatos confeccionados de forma esdrúxula por outros entes, incorrer no mesmo erro. O Blog avisa com antecedência. Esta eleição poderá terminar na Justiça. Senhores, por favor não vamos "pagar esse mico"!