Por incrível que possa parecer, a contagem ainda causa dúvida na cabeça das pessoas. É redundante, mas precisamos entender que começamos a contar a partir do número 1 e não do zero, que representa o nada. Se o zero é o nada, então ele não conta. É o óbvio, ululante. Mas porque toda essa conversa? Calma, vamos chegar lá. Precisamos deste introito para chegarmos ao que interessa. O importante aqui é ter claro que começamos a contar a partir do número um, pois se este conceito não estiver bem definido em nossa massa-cinzenta, poderemos cometer algumas gafes em coisas aparentemente simplórias.
Entendendo estas bases, conseguiremos absorver que, por exemplo, o ano de 1990 faz parte da década de 80 e não da de 90, que começa em 1991. O zero do ano 90 fecha a década de 80. É o zero do ano 10. É por isso que a virada do século se deu de 2000 para 2001, que é o primeiro ano do novo período. Da mesma forma, dizemos que são 6 horas da tarde, visto que a noite começa às 6h01min. Quando o relógio marca 18h, aquele último minuto fecha a hora 17. É o Sexagésimo minuto do período que começou às 5 horas e 1 minuto. O raciocínio vale para o período da tarde que só tem início quando o relógio marca 12h01min. Sempre assim.
O relógio marca seis horas da tarde e não da noite |
Já vi muita gente boa fazendo confusão, daí ter resolvido escrever a respeito do assunto que pode induzir a erro e modificar fatos da nossa história. Para que não tenhamos mais dúvida é só lembrar que começamos a contar a partir do algarismo 1. Tenho dito.