Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 19 de abril de 2016

Casas de Cultura da Ufal voltarão a funcionar

Boa notícia para os estudantes de línguas estrangeiras da Universidade Federal de Alagoas. As atividades nas quatro Casas de Cultura, que estavam paradas, recomeçarão a partir do dia 20 de junho, quando acontecerá, com atraso, o início do primeiro semestre de 2016.  A suspensão das aulas foi para atender determinação  da Justiça do Trabalho, já que a Ufal utilizava profissionais que não eram concursados e cobrava mensalidade dos alunos, afrontando à legislação em vigor.


Espaço Cultural vai voltar a ter vida com o recomeço das aulas

Agora as aulas serão ministradas por professores da Universidade e estudantes da Faculdade de Letras. Outra boa novidade é que não haverá cobrança de mensalidade dos alunos, uma vez que os custos com o funcionamento das Casas de Cultura serão assumidos integralmente pela Instituição. Além dos cinco professores efetivos, 32 alunos atuarão nas salas de aula, ensinando  sob supervisão dos coordenadores da Casa de Cultura Britânica (CCB), da Casa de Cultura de Expressão Alemã (CCEA), da Casa de Cultura de Expressão Francesa, da Casa de Cultura Latino-Americana (CCLA) e da Casa de Cultura Luso-Brasileira (CCLB). 

Como tudo na vida tem dois lados - o mundo é bipolar - haverá perda com a saída dos antigos professores, já que eram profissionais altamente qualificados, muitos oriundos de países que falam a língua que ensinavam. O mais importante é que os alunos que estavam no metade dos cursos poderão completar os estudos, embora prejudicados com a demora no início do atual semestre e desorganização no calendário escolar, mas como diz o ditado, "Antes tarde do que nunca.".