Já nas páginas 166 e 167 do maravilhoso Mi Árbol de Navidad (Minha Árvore de Natal), escrito por ninguém mais, ninguém menos que Carlo Ancelotti, que dispensa apresentações, fiquei a comparar a estrutura do Chelsea com equipes do futebol alagoano. "Pode isso, Murta?". Pode, pois é sempre bom nos cotejarmos com quem é melhor, visto que é uma maneira de tentar crescer. Olhar para baixo apenas nos dá a falsa sensação de superioridade.
Muito bem! Está dito na 166 e na 167 que o time inglês possui 30 campos para treinamento, sendo 3 com aquecimento que vem do solo para trabalhos em dias frios e sem chuva. Entre os 30, existe ainda um de grama artificial que é coberto.
Dá para imaginar a magnitude de uma equipe como esta! Dá para entender o motivo de o Chelsea ser um dos maiores clubes mundiais! Fica fácil de saber o porquê de pagar salários astronômicos aos atletas e comissão-técnica, além de excelentes quantias aos demais funcionários.
Outra coisa. Não se chega a este estágio do dia para noite. É preciso muito trabalho fora do campo, feito por equipe multifacetada, para alcançar resultados no longo prazo. Para quem está com o "pires na mão" e acredita em reviravoltas, a hora de começar é agora. Fica o exemplo.