Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Migração



Já está aprovado pelo Governo Federal a migração de duas mil rádios AMs para a faixa estendida do FM, entre 76 e 87 Mhz. Atualmente o FM opera entre 88 e 108 Mhz. A mudança terá início a partir do mês que vem, nas regiões metropolitanas das grandes cidades onde o espectro AM está sobrecarregado. Em outros locais as AMs poderão passar para a faixa convencional do FM (88-108) e terão até 2016 para fazê-lo.

Novos aparelhos terão que ser adquiridos para sintonizar a faixa criada

Já as rádios digitais, aquelas com som de  qualidade superior ao FM e que conseguem ser sintonizadas em lugares que são pontos-cegos para outras frequências, ainda não são prioridade para o Governo Brasileiro, ou seja, vamos esperar um pouco mais. De qualquer maneira o primeiro passo para a modernização do rádio já está sendo dado.

Só mais uma coisa. O digital traz consigo um delay (atraso), que não é bom para as transmissões ao vivo, como jogos em estádios. O torcedor acompanhando uma partida, ao vivo e em cores, no campo, e simultaneamente ouvindo uma transmissão digital, verá o gol primeiro, para somente segundos após escutar o grito do narrador. Nem tudo é perfeito, amigo.