Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 14 de março de 2016

O labirinto de Eduardo Neto

O Asa não conseguiu andar em campo no jogo com o Santa Rita, nesse domingo, 13, em Boca da Mata, no Olival Elias de Moraes, principalmente no segundo tempo, quando o visitante não chutou uma única bola contra o gol do mandante. O placar final de dois a um para o Santa Rita, de virada, foi justo pelo que a equipe mostrou nos 90 minutos.


Labirinto do Santinha prendeu o Asa

A explicação pode estar na estrutura tática montada pelo técnico Eduardo Neto, que vou chamar de labirinto. Distribuiu o time no 3-6-1, mas dispondo os jogadores de forma a ocupar todos os espaços do campo. Com isso  congestionou as ações do adversário e teve mais posse de bola, como mostra a figura acima.


A fórmula desenvolvida por Pep Guardiola

O esquema se assemelha ao usado por Josep Guardiola (Bayer München) nos times dirigidos por ele, com uma sutil diferença, como o amigo leitor pode ver acima. A segunda linha de Pep é formada por três atletas, sendo dois laterais e o jogador centralizado, um meia. Outra diferença é que Guardiola joga com dois atacantes, enquanto que Neto prefere apenas um mais adiantado. Como jogar futebol é ter capacidade de realizar triangulações durante a partida, basta olhar para o gráfico e ver as infinitas possibilidades criadas por esta forma de atuar.

No próximo domingo Asa e Santa Rita voltam a se enfrentar, agora, em Arapiraca, jogo válido pela Segunda Fase do Alagoano. Seguramente que a disposição tática do Santa será repetida. Vai caber ao técnico Vica (Asa) encontrar uma forma de sair do labirinto de Neto. Somente no campo é que saberemos quem surpreenderá quem. Apenas uma coisa podemos adiantar. Será um bom jogo para ser assistido.