Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Reportagem fora de foco

O vírus ebola foi tema de  uma reportagem que foi ao ar em um canal de televisão de Maceió. Lá pelas tantas a repórter cuspiu no ouvido da audiência a expressão "foco maior", fazendo referência a atenção central no combate à doença. Felizmente os telespectadores não foram contaminados pela infeliz colocação.

 
É hora de focar para não errar


Pergunto: se havia um "foco maior", qual seria o menor? O foco já resume em si o que de mais importante existe, a meta, o alvo, o objetivo a ser alcançado, algo que se quer atingir, o ponto para onde todos os raios convergem, daí não precisar vir acompanhado de palavras do tipo maior,  principal etc. 

A expressão é o equivalente a subir p'ra cima, descer p'ra baixoentrar p'ra dentro, quantia em dinheiro, manter o mesmo, adiar para depois, outra alternativa, monopólio exclusivo, de ré para trás, elo de ligação, ambos os dois, enquadrar dentro, conclusão final, conviver junto, contexto geral, acabamento final, encarar de frente, decisão definitiva, veredicto final e outras similares. O problema é que na escola só nos ensinaram até a página dois. Compete a nós, principalmente quem tem a responsabilidade de informar corretamente, desvendarmos as demais páginas.