Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Seria o final dos tempos!

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa).

A frase expressa muito bem  o atual momento da civilização brasileira. Retorno ao tema por sabê-lo importante, visto que perdeu-se a noção do permitido e do proibido, do lícito e do ilícito etc. Já não sabemos mais diferenciar o público do privado e achamos que a propriedade alheia é de todos,  além de não termos mais noção de uma coisa fundamental chamada ética. Aquele que é usurpado no seu direito, que tem seu patrimônio vilipendiado, há de guardar silêncio sepulcral para, como dizem os iletrados, ficar "de boa" com os que aceitam a confusão de ideias.


Arnold Toynbee (1889-1975)


Para entender este momento delicado pelo qual passamos é preciso revisitar o historiador britânico, Arnold Toynbee, cuja obra-prima é A Study of History (Um Estudo da História), em que examina o processo de nascimento, crescimento e queda das civilizações. Após análise de 26 que foram extintas, encontra traços comuns entre elas e conclui que "a civilização ocidental cristã está em crise e possivelmente já no seu declínio". Diante de tamanha inversão de valores, não precisa ir muito longe para concluirmos que nos aproximamos muito rapidamente do fim da linha, onde já não haverá até logo, mas sim um sonoro adeus.