Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Os números que confundem o futebol

No momento em que a formação tática de  uma equipe de futebol está muito valorizada, vale a pena fazer uma ressalva. Fala-se muito em: 4-2-3-1; 4-1-4-1; 4-3-2-1 e por aí vai. Tem até gente que coloca 1-4-1-4-1. 

Sinceramente não é o que aprendi ao longo dos anos. Os números servem para traduzir a distribuição  dos atletas no campo e só podem ser três. O goleiro não conta. A formação é apenas da linha. E por que então o esquema tático só pode ter três números? Resposta: Porque o campo de jogo possui apenas três setores. Defesa, meio-campo e ataque. Os números dizem exatamente quantos jogadores estão escalados na defesa, quantos no meio e quantos na frente. 


Observe pelas linhas vermelhas que no 4-1-4-1 temos 5 atletas  no meio-campo


Daí o motivo de não podermos falar, por exemplo, em 4-1-4-1, porque estaríamos dividindo o campo em quatro compartimentos, o que não existe. O 4-1-4-1, nada mais é do que um 4-5-1, onde no meio-campo um jogador joga um pouco mais atrás dos demais e à frente dos zagueiros. Estão inventando muito. Daqui a pouco teremos que fazer pós-doutorado em futebol para podermos assistir a um simples jogo de bola.