Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Brasil rachou

O resultado apertado da eleição presidencial, mostrando descontentamento de uma parcela significativa da sociedade brasileira, terá que ser entendido pelo PT, que achava que venceria o pleito com sobra. A insatisfação com a maior corrupção da História do Brasil faz analistas internacionais destacarem a necessidade de o Partido dos Trabalhadores acabar com o discurso divisicionista entre ricos e pobres, a chamada  "elite branca", e pensar o país como um todo.


Mesmo com a vitória a campanha "Fora Dilma" continua nas ruas


A respeitada BBC afirma que  "A presidente Dilma Rousseff, do PT, venceu a votação deste domingo mas acorda nesta segunda-feira como líder de um país dividido". Na análise que faz, usa as palavras do cientista-político, Renato Perissinotto, da Universidade Federal do Paraná, que é taxativo ao dizer que "O PT precisa mostrar que entendeu o recado das urnas", em alusão aos 48% que disseram não ao atual Governo, que se somados aos brancos e nulos totalizam 54%, superior aos 51% da petista.

É hora de reflexão. O PT não é mais o que pensa que é. Mesmo com o aparelhamento do Estado, o Bolsa Família e o Jovem Aprendiz, três fábricas de votos, isto sem falar na militância que foi com tudo em busca dos indecisos, viu-se em situação delicada e precisa enxergar o descontentamento com a corrupção, que não é uma revolta apenas da "elite branca". Ou discurso e prática se afinam, ou o impeachment virá mais rápido do que se pensa. Não haverá como segurar a revolta popular se esta explodir novamente nas ruas. Collor caiu por muito menos. É sábio aprender com os erros dos outros.