Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

domingo, 2 de dezembro de 2012

Brasileirão termina sem final

Acaba o Brasileirão com o Fluminense campeão por antecipação de forma merecida, visto que sobrou na competição. Fez 77 pontos, venceu 22 jogos empatou 11 e perdeu apenas 5 vezes em todo o campeonato, ficando com um aproveitamento de 68% e ainda tendo o goleador do certame, Fred, que marcou 20 gols. Os segundo, terceiro e quarto colocados, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo também mereceram as posições obtidas. É assim quando se tem um campeonato por pontos corridos. Os melhores sempre chegam na frente.

Apesar de achar a fórmula justa, considero que fica faltando a emoção do jogo final, onde o torcedor vai para o campo sem saber quem será o campeão. Entendo que poderíamos unir as duas coisas: pontos corridos e final. Como? Os jogos de ida seriam o primeiro turno e os de volta o segundo. Se uma mesma equipe ganhasse os dois turnos seria campeã direta. Havendo vencedores distintos eles disputariam a finalíssima, desde que uma terceira equipe não tivesse conseguido mais pontos que os dois vencedores de turno, somados os dois turnos. Acontecendo esta hipótese o campeão seria conhecido através de um triangular. A justiça estaria feita. 

Aqui não há nada de novo. Esta era a fórmula de sucesso do Campeonato Carioca, quando era realmente carioca, visto que hoje é uma competição Fluminense, ou seja, de todo o Estado do Rio. Sei também que a CBF jamais acataria uma sugestão desta ordem, mas nunca é demais  ofertá-la.