Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sábado, 31 de agosto de 2013

Pesquisa é deturpada em Maceió

Uma pesquisa feita pelo Ibrape, nos dias 18 e 19 de agosto, e que ouviu mil pessoas com idade superior a 16 anos, em Maceió, para detetar qual clube tem a maior torcida, está sendo deturpada de forma proposital para atender ao CRB, o que chamamos de sofisma. Vamos aos fatos: O resultado apontou que o CRB tem 28,55% da preferência dos moradores de Maceió, enquanto que o CSA possui 28,1%.

Torcida do CRB

Diante dos números já se alardeia aos quatro cantos, de forma irresponsável, que o CRB tem a maior torcida de Alagoas, tomando por base uma amostra realizada apenas em Maceió. Está errado. Para dizer quem é o mais querido do Estado a averiguação teria que ter ouvido torcedores em todos os municípios alagoanos. Segundo erro: os números mostram que há um empate técnico entre CSA e CRB, com uma diferença percentual de apenas 0,45 ponto percentual, quando sabemos que até 3 pontos de diferença em qualquer pesquisa é considerado empate técnico e, a depender de como a amostra foi coletada, em alguns casos temos institutos que consideram até 5 pontos percentuais como empate técnico.

Torcida do CSA

Diante do exposto acima chegamos a duas conclusões. Primeira: pelo Ibrape não se pode afirmar quem tem a maior torcida de Alagoas porque a inquirição não foi feita em todo território alagoano. Segunda: diante dos números, CSA e CRB, em Maceió, estão rigorosamente empatados na preferência popular.  

É preciso que se tenha mais responsabilidade ao divulgar os números para não passarmos uma mensagem falsa aos incautos. Desculpem a imodéstia, mas digo isto com o respaldo de quem tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e, como todos sabem, a pesquisa é uma das principais ferramentas do Marketing.