Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

domingo, 15 de junho de 2014

Olha o gol!


Bordão é uma frase repetida em uma determinada situação, que acaba sendo usada em outras tantas pelas pessas em diferentes momentos. Para Escolinha do Professor Raimundo, Chico Anysio cunhou o E o salário, oh! Galvão Bueno imortalizou o Vai que é tua,  Taffarel! O alagoano Edson Mauro (Rádio Globo/RJ), faz anos que, durante a narração dos jogos, nos segundos que antecede a marcação de um gol, sapeca um Olha o gol, olha o gol, olha o gol e solta o grito famoso de gooool. A frase ganhou até status de programa. O noticioso esportivo ancorado por Mauro, de terça a sexta, das 20h às 22h, leva o nome de Olha o Gol!.


Olha o gol! é de Edson Mauro


Pode parecer tolice, mas o bordão que é marca de Edson Mauro começou a ser copiado por Galvão Bueno. Considero "furto de patente" dentro de uma mesma empresa - os dois trabalham no Sistema Globo - e só espero que depois os papéis não se invertam e Dom Bueno não vá reclamar do Edson por "furto de propriedade intelectual". 

Fico furioso com os copiadores. Existe tanto espaço para se criar, então porque ir buscar o que já está pronto e consagrado. Entendo até a cópia em outras situações, como trazer para uma empresa alguma prática que está dando certo em outra, o que se chama em Administração de Benchmarking, mas nas atividades artísticas a cópia não cabe e é um atestado de incapacidade criativa. Que me desculpem os que passam a vida inteira copiando os outros!