Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Chicão está certo

A polêmica estabelecida em torno do árbitro de futebol Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, por ter anulado um gol sabidamente ilegal do Palmeiras no jogo com o Internacional, já que foi feito com a mão, não é surpresa para mim, pois é uma questão típica do Brasil, um país que tem a corrupção no DNA dos nascidos na Terra Brasilis e que possui tradição em condenar quem faz o certo e abraçar o malfeitor.

Chicão acertou ao anular gol de Barcos

Não interessa quem o árbitro consultou antes de tomar a decisão. A consulta é um atributo dele, visto que trata-se apenas de uma consulta, como o próprio verbete encerra em si. A decisão foi dele, respaldado no poder discricionário que tem quando usa o apito. Poderia, até, ter perguntado a um repórter atrás do gol, a um espectador ou a um observador postado na Lua ou em Marte, desde que o objetivo fosse, como foi, evitar um erro. Outra coisa. Antes de a bola rolar, ou seja, do jogo ser reiniciado, o árbitro tem a faculdade de voltar atrás de qualquer decisão errônea que tenha tomado. É o chamado tempo de reflexão.

Sou amante da polêmica, mas esta é infundada, maledicente, carregada de desconhecimento e, talvez, financiada por interesses escusos, mas, em se tratando de Brasil, é um fato "normal". Um dia seremos um país de vergonha, aí os homens, que serão de bem, terão nojo de defender ilegalidades. Parabéns, Chicão!