Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sábado, 2 de julho de 2016

Direita ou esquerda, eis a questão!

Causa-me arrepio quando em pleno Século XXI, ainda escuto o velho discurso que divide o mundo entre esquerda e direita. Pergunto: o que seria a esquerda ou a direita? O que é um pensamento de esquerda e  um de direita? Qual a diferença entre uma pessoa de esquerda e outra de direita? O que é melhor, uma política de direita ou uma de esquerda? E, principalmente, o que seria uma política de direita e uma de esquerda?

Transferir renda dos ricos para os pobres seria uma política de esquerda! Por que não poderia ser praticada por um governo dito de direita? Apoiar o empresariado entendendo que com o setor fortalecido haveria geração de emprego e renda para os menos abastados seria uma política de direita! E qual é o problema de tal medida ser adotada por um governo denominado de esquerda!


Muro de Berlim: vergonha que foi abaixo


Na verdade entendo que o traço criado durante a guerra-fria, que dividiu o mundo em dois blocos, foi apagado com a queda do Muro de Berlim e o enferrujamento da Cortina de Ferro. Já superei esta fase de há muito. Para mim os pilares são outros. Cito alguns: meritocracia, competência, inteligência, capacidade, Know how, seriedade, remuneração proporcional ao que é entregue à sociedade, honestidade, desprendimento, visão,  bem comum, respeito, solidariedade, liberdade, moralidade, fraternidade, oportunidades iguais para todos, livre acesso à informação, transparência, verdade, coerência, altruísmo, tolerância, justiça, legalidade, amor, impessoalidade, publicidade... 

Para que  se implemente tudo isso não se precisa rotular um governo ou uma política, de direita,  de esquerda, de centro, de centro-direito, de centro-esquerdo, de quina, de meia-lua, de banda, de pontinha, de canto, de absolutamente nada. Basta que se trabalhe de forma correta, pensando sempre em fazer ao outro o que gostaria que se fizesse a si mesmo, varrendo da face da Terra o egoísmo, que é a grande chaga da humanidade ainda na infância espiritual. Acaba-se o egoísmo e todos os problemas do planetinha são resolvidos. Aí todos os rótulos cairão por terra. É o que penso.