Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Regulamento do Alagoano abre brecha para o melhor não ser campeão


O Alagoano de Futebol Profissional está chegando. Começa na quarta-feira, dia 22/01, com a partida entre Ceo X CSA. E mais uma vez permitam-me discordar da fórmula de disputa. Respeito o que foi proposto pela Federação e aprovado pelos clubes, mas tecnicamente não entendo como é que um campeonato é disputado em pontos corridos, com jogos de ida e volta, e mesmo assim, depois de todos terem jogado contra todos, ainda existe semifinal e final. À luz da técnica não está correto.


Alagoano: CSA e CRB entram como favoritos


Para haver semifinal é preciso que os participantes estejam divididos em grupos. A semi é a forma de fazer o cruzamento dos lados da tabela. Da maneira que está desenhado o Alagoano poderemos ter uma equipe que ficou em quarto lugar na disputa direta, se tornando campeã alagoana.


Este mesmo engano foi cometido pela Confederação Brasileira de Futebol, na Série A. Todos jogavam contra todos e os oito melhores se classificavam para um mata-mata. Parou no dia que o oitavo colocado, nos jogos eliminatórios, eliminou a equipe que chegou em primeiro lugar. Acho que o mesmo vai um dia acontecer em Alagoas. Quando o quarto colocado for campeão, desbancando o primeiro, a lição será entendida.


Por outro lado sei o que a Faf quer com o modelo proposto. Promover jogos atrativos e fazer o campeonato ter uma finalíssima. Gosto de jogos decisivos, mas, repito, tecnicamente para que isto aconteça, não se pode fazer um campeonato de pontos corridos na fase preliminar. Tenho dito.