Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

domingo, 23 de setembro de 2012

Informação é tudo


A função do repórter é informar. Para passar a informação é preciso perguntar. Repórter que tem vergonha de indagar, vai desinformar o ouvinte e prestar um desserviço.

Toco no assunto para chamar  atenção para um fato tolo, mas que depõe contra o bom jornalismo. Diariamente repórteres espalhados por todo o Brasil fornecem escalações erradas de times de futebol. É que, antigamente, o número do atleta estava diretamente ligado à posição onde ele jogava, fato não mais verificado nos dias atuais. Não sei se por vergonha de perguntar, preguiça ou coisa que o valha, os repórteres de hoje recebem a escalação no papel e não si dignam a perguntar a posição de cada atleta. Entendem, por exemplo, que o número 2 joga na lateral direita, que o 6 é o ala esquerda, o 9 é atacante e assim por diante. Disso se aproveitam os treinadores para esconder a real escalação dos times e dão um baile nos rapazes e moças que empunham microfones nos estádios brasileiros, induzindo-os a erro.

Neste Brasileiro cansei de ver número 2 jogando de meia, número 7 pela lateral direita, número 10 atuando na cabeça da área e assim por diante. É preciso mais atenção na hora de passar o time que vai jogar, ou a credibilidade da informação irá para a "cucuia".