Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gestão e gestor

Como mensurar a qualidade do trabalho de uma Gerência de Talentos, a antiga RH? É preciso haver metas e indicadores para medi-la. Sem eles não há como apresentar resultados e tudo que for mostrado, sem dados reais, é mera falácia.

Uma boa gestão de talentos começa com um gestor capacitado
 
Alguns objetivos devem ser perseguidos por toda a equipe que gerencia os talentos (pessoas) da empresa, como redução nos custos com despesas de pessoal (aqui não entenda-se demissão e sim otimização dos processos), valorização das pessoas, aumento do nível de satisfação dos colaboradores com o clima organizacional, redução do absenteísmo, investimento na capacitação e no desenvolvimento das pessoas, aumento nos níveis de produtividade da empresa, aumento do grau de satisfação dos clientes e da sociedade, ações conjunta com áreas afins para melhorar as condições físicas de trabalho, entre outros.

Perserguir estes objetivos tem que ser obsessão do gestor que pensa macro. Quando a cabeça pensante foca apenas no micro e passa a se preocupar com as chamadas "cabeças de alfinete", seguramente os resultados serão desastrosos e a tendência é que o caos seja instalado. Neste momento, normalmente, o gestor é substituído.