Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 19 de março de 2015

Oportunidade de melhoria

Depois da publicação do resultado do jogo inaugural do Alagoano de Futebol Profissional de 2015 (Santa Rita 2x0 Ipanema), já deu para perceber que o sítio-eletrônico da Federação Alagoana de Futebol está parametrizado para mostrar o índice de aproveitamento do momento. Desta forma, o Sta. Rita aparece com 100%: (três pontos ÷ três pontos) × 100. Está correto, mas não espelha a realidade da classificação e pode mascarar resultados, fazendo que a diferença só apareça na última rodada, podendo surpreender muita gente que não esteja atenta para a situação.

Como já explicamos em outras postagens, pelo fato de os clubes do Grupo A disputarem mais pontos do que os do B, ao final da competição, uma equipe do A e uma do B que somarem o mesmo número de pontos, cada, terão resultados diferentes por conta do número de pontos disputados. Veja abaixo o exemplo com CSA e CRB conquistando, hipoteticamente, 10 pontos, cada, ao final da Maceió.


Matemática mostra desequilíbrio no campeonato

Dessa forma, sugiro que uma nova coluna seja adicionada ao quadro de classificação, espelhando a realidade e tomando-se por base o total de pontos conquistados/possíveis. É simples. Ela pode ser chamada de Índice-Técnico. Basta parametrizar, no Excel, uma fórmula sem muita complicação. Para o Grupo A, é esta: (pontos ganhos ÷ 30) × 100. Já para o B, teremos: (pontos ganhos ÷ 24) × 100. Se esta informação estivesse sendo mostrada, veríamos o Santa Rita com um índice-técnico de 12,5%, espelhando melhor a realidade.

Repito que se a providência for adotada vai evitar que ao final surjam questionamentos do tipo: "Mas como é que eu estava na posição x até a penúltima rodada e apenas porque empatei o último jogo despenquei para a posição y e fui rebaixado.". Quem avisa, amigo é.