Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 4 de agosto de 2020

CRB salva o Alagoano

A vitória do CRB contra o Asa, através de cobranças de tiros-livres da marca penal (3x1), salvou a final do Alagoano de Futebol Profissional. Tudo por conta do regulamento da competição, aceito pelo CRB, tanto o originalmente aprovado, quanto o modificado para o certame ser concluído em meio a pandemia do Coronavírus. Não vou discorrer a respeito da primeira bula, visto que já o fiz no dia 23 de dezembro de 2019, no post Regulamento do Alagoano abre brecha para o melhor não ser campeão.


Regulamento original dava vantagem aos melhores colocados na Fase Inicial
Regulamento original dava vantagem aos melhores colocados na Fase Inicial

O segundo fato que faço referência é a mudança no Regulamento do Alagoano, que retirou a vantagem obtida em campo pelo primeiro e pelo segundo colocado, de jogar a semifinal pelo empate, levando a disputa para a marca da cal. Tudo foi "ajeitado" em um arbitral convocado pela Federação Alagoana de Futebol, onde os clubes, por unanimidade, referendaram a mudança proposta pela Faf. Sob alegação de Covid-19, mexeram na regra, mas, à luz do Estatuto do Torcedor a modificação não poderia ter sido feita. Vale ressaltar que, mesmo com distanciamento social, Coronavírus, Covid-19, pandemia e o "escambal de Madureira", todas as leis do país continuaram em vigor, entre elas o Estatuto do Torcedor. Mesmo assim fizeram a alteração e quase o CRB fica no prejuízo.


Extrato do Estatuto do Torcedor, parte que veda mudança no regulamento de competição



Resumo da ópera. CRB x CSA decidem o campeonato na próxima quarta-feira, 5, no Rei Pelé, em Maceió, em jogo único. Agora sim. Em caso de empate o campeão será conhecido através de cobranças de tiros-livres da marca do pênalti. Com isso uma possível disputa judicial está eliminada. Ufa!