Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Murici não atende critério técnico para participar do Alagoano


A decisão monocrática de colocar de volta o Murici para jogar o Alagoano de Futebol Profissional - ainda sem  julgamento do mérito - proferida pelo Auditor Ronaldo Piacentido, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, entre outras coisas, afirma que o fato de não ter entregue as certidões negativas de débito, não configura razão para o rebaixamento do clube. 




Estatuto do Torcedor será decisivo para o Murici


Considero o fato controverso e entendo que quando da apreciação do caso mais detalhadamente, o STJD poderá condenar o Murici. É simples. O Estatuto do Torcedor exige as certidões. Leia transcrição abaixo. 

Art. 10. É direito do torcedor que a participação das entidades de prática desportiva em competições organizadas pelas entidades de que trata o art. 5o seja exclusivamente em virtude de critério técnico previamente definido.

§ 1o  Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de entidade de prática desportiva em razão de: 
.
.
 . 

II - cumprimento dos seguintes requisitos:

a) regularidade fiscal, atestada por meio de apresentação de Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União - CND

b) apresentação de certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS

.
.
.
       
§ 3º, I - a entidade de prática desportiva que não cumprir todos os requisitos estabelecidos no inciso II do § 1o deste artigo participará da divisão imediatamente inferior à que se encontra classificada;    


Não é preciso ser juiz ou auditor para interpretar a redação da Lei 10.671/03. Está claro que "divisão imediatamente inferior" significa rebaixamento, daí o Presidente da Federação Alagoana de Futebol Felipe Feijó ter agido corretamente ao rebaixar o Murici. O regulamento do Alagoano recepciona a 10.671.  É o que penso, não desrespeito quem entende de forma diversa, mas ainda sou daqueles que acreditam que vale o que está escrito. Se a lei é injusta, mude-se a lei.