Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cronistas ganham nova entidade



Os cronistas-esportivos de Alagoas já podem solicitar credenciamento e filiação à Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas e à Associação de Cronistas Esportivos do Brasil. Neste primeiro momento os interessados devem se dirigir à sala 326, do Edifício Breda, no Centro de Maceió, no período da tarde. Depois tudo será feito no sítio-eletrônico da Acea, assim que  a página estiver no ar.


Ronaldo da Paz, trouxe a ideia da Acea para Alagoas


O moderno estatuto da nova entidade deixa claro quem poderá se filiar. Leia abaixo, extrato da lei maior da Associação.

Serão aceitas como provas da condição de cronista-esportivo, entre outras: materiais em áudio, vídeo, publicações em jornais, revistas e internet, realizados pelo solicitante, desde que não eventuais.
Para filiação será exigida a apresentação de diploma de faculdade devidamente reconhecida pelo órgão competente para tal, e/ou registro profissional junto ao órgão que tiver poderes para emiti-lo.
Não será aceito na condição de associado da Acea aquele que não provar ser jornalista e/ou radialista profissional, como também o que desempenhe funções em qualquer meio de comunicação sem a percepção de salário, ou que receba remuneração inferior ao piso da categoria a que pertence.

A boa notícia é o valor das credenciais. As duas juntas (Acea e Aceb) sairão por R$ 100 reais. A ideia de baratear os custos para os cronistas é em função do piso-salarial atualmente praticado para as categorias de jornalistas e radialistas, em Alagoas.

Outro aspecto que julgo importante diz respeito a blindagem da nova Associação. O Estatuto proíbe a intromissão de pessoas alheias à categoria nas decisões intestinas da Acea. Leia, abaixo, textualmente, o que diz o artigo 18.

A abertura de qualquer Assembleia dar-se-á com a eleição de um presidente para dirigir os trabalhos, o qual escolherá um secretário, sendo que os dois deverão ser, obrigatoriamente, associados da Acea, sendo vedado a participação de pessoas que não façam parte da Entidade nos locais onde os trabalhos aconteçam.

Não precisa nem repetir que na última eleição da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas tivemos, entre outros alienígenas, um rodoviário dando "ordem-unida" aos filiados. Uma vergonha para a classe dos cronistas que não chegará à Acea.