Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Pesquisa Ibope aponta perfil do ouvinte de rádio no Brasil

Os moradores de Vitória (ES), Goiânia, Recife e Fortaleza são os que mais ouvem rádio no Brasil, diz o Ibope, após aferição em 13 regiões metropolitanas brasileiras, abrangendo 53 milhões de pessoas. 65% dos entrevistados escutam a programação em aparelhos tradicionais, enquanto que 24% o fazem no carro e 16%, via celular. O levantamento concluiu que 89% dos que vivem no país ouvem rádio regularmente. A maioria dos ouvintes está na faixa etária entre os 30 e 39 anos.

Notícia, prestação de serviço e esportes estão em destaque no cardápio dos ouvintes, o que significa dizer que o rádio precisa ser cada vez mais informativo. Outro detalhe que merece atenção é a faixa que escuta apenas em aparelhos celulares. Dos pesquisados, são exatos 848 mil ligados exclusivamente em FM.


Modernidade levou os jovens para o FM


Vamos analisar. Se há uma faixa imensa que escuta somente FM e se a maioria dos ouvintes prefere esporte, notícia e prestação de serviço, não precisa ser nenhum expert em comunicação para concluir que a FM precisa, urgentemente,  deixar de ser musical para atender a nova demanda decorrente das modernas tecnologias que estão mudando a forma de ouvir rádio no Brasil.