Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cobertura profissional

Ao acompanhar, diariamente, o noticiário do Asa, me deparo com a cobertura das atividades da base. Em um primeiro momento algo que soa natural, visto que o time profissional está parado e nada acontece em Arapiraca. Sem desmerecer as categorias elementares, entendo que, apesar de o time principal não estar atuando é preciso uma informação mais ampla da Agremiação. Sendo assim, deixo algumas sugestões de pauta. Existem muitas outras para serem cumpridas.

O Estádio - O Asa fez a última partida, em 2018, no dia 25 de maio, quando perdeu para o Sergipe, em Arapiraca, por 4x2. A Prefeitura anunciou que construiria a Arena Arapiraca e que os recursos já estariam disponíveis para serem usados.

Vamos contar esta história para o torcedor, começando pela informação de que o Asa parou em maio e que até agora não se vê progresso na construção da Arena. O que aconteceu? Houve solução de continuidade? Tem alguma coisa travando o início da obra? Onde está o dinheiro? A licitação aconteceu?

Sonoras com o Presidente do Asa, com o Prefeito de Arapiraca ou alguém da Prefeitura que possa falar do assunto. A matéria poderia ser encerrada levando esperança para o torcedor, mesmo se a obra não mais acontecer, mas falando que, "quem sabe, no futuro, o sonho possa ser realizado".

As Conquistas - Vamos relembrar as últimas conquistas do Asa. Mostramos o tempo que o clube ficou sem vencer campeonatos e a fase áurea vivida no início do Século XXI. Relembraremos cada campeonato e os detalhes que levaram felicidade ao torcedor. O jogo final de cada conquista deve ter enfoque especial. Vamos repetir os gols das partidas derradeiras de cada competição e fazer sonora com os autores. Extrair do entrevistado mais que respostas. Tentar buscar sentimento. Se alguém chorar, melhor para a matéria. Vale também ouvir um torcedor que vivenciou as conquistas e outro que nunca viu o Asa ser campeão. Encerramento com positividade, tipo esperança em novas conquistas.

A Queda - É hora de relembrar a queda do Asa para a Série C e fazer um estudo do que representou o momento vivido em 2013 quando a equipe ficou na última posição na Série B e nunca mais voltou. Vamos ouvir os dirigentes da época e os atuais. O que aconteceu? Houve briga na diretoria e conselho? Alguém assume a responsabilidade pelo rebaixamento? O que representou em termos monetários para a equipe o primeiro rebaixamento?

O perigo de ficar "fora de série" - A perspectiva de o Asa virar um time "fora de série" é real. Basta não conseguir classificação no campeonato estadual e o acesso na D de 2019. Isto se confirmando o caos estará instalado. Informar, à luz dos números, qual é esta possibilidade. Sonora com alguém da  Federação para explicar os prejuízos para o Estado de Alagoas, posicionamento no ranking etc. Sonora com diretores do Asa para colocarem o que está sendo feito - se é que está - para evitar o pior. Encerrar deixando no ar um fio de esperança.

Após a apresentação da matéria, a bancada, no estúdio, entraria em um debate acalorado a respeito do tema, com opiniões, contraditório, tese, antítese e síntese, além de abrir  um espaço para o torcedor opinar, de forma curta, pelas redes sociais. 


Existem maneiras de sair do lugar comum, basta colocar o microfone para funconar


Entendo que este caminho é capaz de prender a audiência, além de ser uma maneira de levar ao ar grandes assuntos. Agora uma coisa é fato. Dá trabalho fazer, visto que envolve pesquisa e muito pé na estrada. Vai depender muito da gana do repórter para realizar o trabalho. Fica a sugestão.