Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Números da Série B

Os cálculos da mídia e dos clubes que disputam o Brasileiro da Série B estão corretos. Eles apontam 45 pontos para escapar do rebaixamento. Pelo índice técnico da temporada deste ano é isso aí, mas poderemos ter clube escapando até mesmo com 42 pontos, a depender do rendimento das equipes nos jogos de volta da competição. Portanto, quem trabalha com 45 pontos já está contabilizando uma margem de erro boa de ser trabalhada.


CSA ostenta posição invejável na tabela de classificação até o momento


Já para chegar à Série A serão precisos 61 pontos para não correr qualquer risco, apesar de um clube com menos que isso (60, 59 ou 58) ter uma chance de subir.

Trazendo os números para Alagoas, a situação de momento é a seguinte: CSA, para não ser rebaixado, precisa somar mais 14 pontos em 20 jogos restantes, o que dá um aproveitamento de  23% nas partidas que faltam,  ou seja, menos 34 pontos percentuais  do que rendeu até o momento (57%). 

Já para o CRB fugir da queda para a C precisa somar mais 24 pontos em 19 jogos que terá pela frente.  Isto representa um aproveitamento de 42% nas partidas de volta. São 5 pontos percentuais a mais do que conseguiu até agora. Não é tão difícil.

Já para subir o CRB precisará somar mais 40 pontos - sem depender de combinação de resultados -. Para atingir a façanha precisará render    70% em 19 jogos. São 33 pontos percentuais a mais. Muito difícil, quase impossível, tomando por base a situação de momento do Regatas.

Para o CSA subir sem depender da ajuda de ninguém, precisará somar mais 30 pontos nos próximos 20 jogos. Significa ter um resultado de 50% nas próximas partidas. Representa render 7 pontos percentuais a menos do que rendeu até agora. Os números afirmam que o Centro Sportivo ainda tem "gordura para queimar". Mesmo assim é bom não cochilar e tentar ser melhor ainda do que foi até o momento (melhoria contínua) para evitar acomodação que possa resultar em frustração. Estes são os números.