Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 7 de março de 2019

Os japoneses são os melhores e aqui está a razão

Educação é tudo


Li em um estudo a respeito de ética que estou fazendo e resolvi compartir com vocês. O texto é da legenda de um vídeo compartilhado no Facebook, por um jovem japonês.

O Japão é incrível por inúmeras razões, mas minha parte favorita pode ser resumida em três palavras: consideração pelos outros. No Japão, as pessoas agem com o outro em mente, ao invés de pensar apenas em si mesmos. Por exemplo, algo simples como deixar as pessoas passarem na escada rolante. Em outros países, você pode colocar placas e as pessoas continuarão não obedecendo. No Japão, todo mundo faz automaticamente a coisa certa para tornar a vida mais fácil para todos. E é assim com tudo. Você pode cochilar no metrô lotado porque as pessoas ficarão quietas. Você pode desfrutar de ruas limpas porque as pessoas não sujam. Você pode se sentir como uma realeza porque as pessoas irão atendê-lo  com um sorriso e reverência. A cultura do respeito cria uma atmosfera incrivelmente segura que leva a milagres modernos. Em um café movimentado você pode deixar seu celular ou laptop na mesa, que  não será furtado. Você pode estacionar sua bike lá fora e ela continuará lá até você voltar. Você pode até encontrar motos estacionadas com a chave na ignição. Quando você cultiva uma sociedade em que as pessoas estão conscientes da presença das outras, a vida é melhor para todos. É uma lição que o resto do mundo pode aprender com o Japão.
(DK Human - Facebook)

E aí! Sentiu-se tocado pela lição? Quer melhorar a sua vida? Então comece agora. Existem coisas simples, que demandam apenas boa vontade. Não estacione na vaga para pessoas com necessidades especiais. Sempre dê preferência a idosos, gestantes, crianças etc. Não estacione/pare em local proibido. Seja cortês no trânsito. Use o tempo todo as palavrinhas mágicas: com licença, por favor e obrigado. Não estenda a mão a outra pessoa quando a mão estiver suja. Não obstrua os cruzamentos das ruas. Não avance no sinal amarelo. Respeite a faixa do pedestre e não pare em cima dela. Não dê carteirada em eventos públicos. Não fale no imperativo. Ajude os que têm deficiência visual a atravessar a rua. Não pegue uma unidade de algo que está à venda em local público e saia comendo. Evite buzinar desnecessariamente. Não fique no meio da escada/esteira rolante impedindo os outros de passar. Não brigue com o torcedor do time adversário. Atenda com elegância. Esqueça a famosa "Você sabe com quem está falando?". Não odeie quem pensa diferente de você. Evite reclamar e agradeça tudo que acontece com você, afinal todas as coisas que surgem na sua vida são para o seu crescimento, principalmente as ruins. Não tenha vergonha de pedir desculpa. Reconheça quando errar. Compartilhe as boas práticas com as pessoas. Escute o semelhante com paciência. Elimine o preconceito. Não atrapalhe quem está comendo. Respeite o sono alheio. Não fale gritando. Não converse dentro do elevador quando na presença de outras pessoas. Não palite os dentes em lugar público. Não mastigue com a boca aberta e emitindo ruídos. Quando a porta do elevador abrir não avance de imediato para entrar, pois alguém poderá estar saindo. Não utilize o elevador social em trajes de banho ou de atividade física. Apague a luz e desligue o condicionador de ar ao sair de um ambiente. Não coloque o som muito algo para não incomodar o vizinho. Não cultive a "onda dos paredões". Trate as pessoas com urbanidade. Respeite os animais. Desligue o celular em audiências, espetáculos, reuniões etc. Não espalhe fake news. Respeite o culto do próximo. Trate igualmente todas as raças. Tenha etiqueta em tudo na sua vida...

A lista é longa e, mesmo assim, muito mais atitude positiva poderia ser acrescida a ela. Mas vamos ficar por aqui. O importante é saber que o seu problema não é culpa dos outros. Ele é seu e somente você pode encontrar a causa e eliminá-lo. Se você mudar o seu comportamento, mudará a sua vida para melhor. Se todos mudarmos nossas atitudes, mudaremos o planeta. Então, que tal começarmos agora!