Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 22 de março de 2019

Quantia e quantidade são coisas diferentes

A confusão anda grande quando o assunto são os substantivos "quantia" e "quantidade". Ainda hoje escutei a frase: "A quantia de jogos que disputou...". Vamos, então, botar ordem na casa.


Termos têm significados diferentes


O substantivo feminino quantia é de uso exclusivo quando nos referimos a dinheiro. Não pode haver quantia de jogadores, quantia de jogos etc. Ao falarmos quantia já está explícito que estamos nos referindo a dinheiro, daí ser errado dizer que "O carro custou uma grande quantia em dinheiro". Basta dizer que "O carro custou uma grande quantia" e pronto. Já está entendido que se está falando em moeda. "Quantia em dinheiro" é o mesmo que "subiu para cima", "desceu para baixo", "entrou para dentro", "saiu para fora" etc.

quantidade, por sua vez, exprime uma grandeza, em número. Por exemplo: "Uma grande quantidade de peixes foi encontrada morta no Rio da Prata."; "Jânio coleciona uma grande quantidade de multas por excesso de velocidade.".

Pronto. Tá explicado. Agora só faz confusão quem quiser. Fica a dica. Muito cuidado para não cometer uma grande quantidade de erros na hora de falar!