Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus: o maior professor que já visitou o Brasil

O Coronavírus está ensinando, pelo sofrimento, o que todo brasileiro já deveria saber de ofício. Com medo do encardido muitas medidas estão sendo adotadas no meio do pânico que se estabeleceu no Brasil. Só que tudo isso já deveria fazer parte da rotina do nascido na Terra Brasilis, desde o primeiro minuto de vida, mas, infelizmente nossa péssima educação não nos permite, ou pelo menos permitia até o presente, adotar medidas mínimas de higiene.


Lavar as mãos com água e sabão, o melhor antídoto contra doenças


Por puro temor de se ver abraçado  com a Covid-19, de uma hora para a outra passamos a lavar as mãos ao chegar a casa, usar água e sabão após utilizar o vaso sanitário, lavar o cabelo e limpar o nariz ao tomar banho, higienizar as mãos antes de comer, despejar água fervendo nos pratos após lavá-los etc. A pergunta é: por que não fazíamos isso antes? Respondo: porque papai e mamãe não aprenderam com vovó e vovô, portanto, não ensinaram aos filhinhos e filhinhas, que também não ensinarão aos netinhos, a menos que o Corona mate alguém dentro de casa.

Outras medidas que estão sendo  feitas emergencialmente devem ser estendidas para depois da crise, como horário ampliado nas Unidades Básicas de Atendimento, higienização do transporte-coletivo, teletrabalho, instalação de pias com água e sabão em locais públicos,  entre outras. Mas, infelizmente quando tudo passar -  e vai passar - esqueceremos os cuidados e vamos esperar por um vírus mais letal para acordarmos para a realidade. 

E o que é pior. Não dúvido que muitos que estejam lendo este post, exclamem consigo. "É muita frescura". Mas, como já dizia um sábio da antiguidade, "Quando não aprendemos pelo conhecimento, aprenderemos pelo sofrimento.". Tenho dito,