Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O caso Walter

Depois que o jornalista, Wellington Campos (Itatiaia/BH), informou que o atacante, Walter (CSA), testou positivo para substância proibida, estabeleceu-se uma dúvida. O CSA seria punido por conta da atitude impensada do jogador! Walter teria tomado remédio para emagrecer e causado todo o problema.


Walter está  sem saber o que fazer depois de ter o nome envolvido em dopping


A verdade, à luz da lei, é que o problema vai ficar mesmo para o jogador. O clube deverá escapar de qualquer punição. Pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva - até onde pesquisei - não há nada que penalizasse a entidade de prática desportiva.

O CBJD é claro quando diz que o atleta é responsável "por saber o que constitui uma violação de norma antidopagem e as substâncias e métodos que foram incluídos na Lista de Proibidos". Em outro trecho cita que "É obrigação pessoal de cada atleta garantir que nenhuma Substância Proibida entre em seu corpo".

Caso Walter seja punido deverá pegar 2 ou 4 anos de suspensão. A pena menor é se ficar provado que não houve intenção de se dopar para tirar vantagem dentro do campo. Entendo ser este o caso do jogador, visto que tomou "inocentemente" remédio para perder peso. Independente de qualquer coisa, configurado o resultado anormal na análise antidopagem, Walter ficará fora dos gramados, preventivamente, por 30 dias.

Entendo que a carreira do pernambucano acaba caso venha a ser punido. Não consigo enxergar um Walter em condição de correr atrás de uma bola depois de 4, ou mesmo dois anos parado. Lamentável para esta figura doce do futebol brasileiro!